Consultoria para comunicação executiva - criando propostas lógicas

Profissionais precisam comunicar de forma excepcional na frente de uma audiência orientada a soluções. No entanto, a organização e estruturação de apresentações torna-se um trabalho caótico que leva ao desgaste. A solução é o uso da abordagem estruturada que traz uma linha lógica - um processo que é mais leve tanto na construção como na apresentação de documentos como propostas a apresentações.

Razões para revisar seu processo de criar apresentações e propostas

Os dados lançados atrapalham a estruturação lógica

Quando iniciamos um novo texto, é natural buscarmos os dados e lançá-los "no papel". Nessa fase, empenhamos em identificar componentes como o resumo, problema, objetivo e outros dados relevantes; como um detetive-pesquisador faz.

Porém, a partir desse inicio, partimos para adaptar o texto para ficar rico. Nesta etapa, corremos o risco de avançarmos, decorando ou editando a estrutura original que não havia sido planejada com uma lógica voltada para a audiência, em primeiro lugar. Mais complexo o trabalho se torna na medida que essa estrutura é adaptada/remediada, tornando-se um texto complexo a cada interação.

Mais subjetividade e complexidade leva ao cansaço

Diante da necessidade de encantar, adicionamos subjetividade e complexidade. Buscamos criatividade, usando expressões e mecanismos para aumentar o destaque, dentre outros macetes. Resultado? Criamos um texto que não se sustenta, tanto para a audiência, ao ficar cansativo, como para nós pois nos deixa perdidos e sem energia.

Lógica que impulsiona a construção e apresentação

A solução para esse problema é focar no processo anterior e entender como é a forma mais básica da narrativa que os humanos gostam de ver. Com a abordagem lógica, você se guiará com um processo que será aliviador, tanto para a construção como para a apresentação; e o melhor, será prazeroso para sua audiência, mesmo que eles não concordem com você.

Sua audiência tem uma mentalidade orientada a soluções

Essa abordagem é voltada para pessoas com uma mentalidade orientada a soluções. Mas quem são essas pessoas? Elas são nossos clientes, parceiros, investidores e executivos em geral. Esse público, sua audiência, não quer ouvir muitos detalhes e nem argumentos sem lógica, sem estrutura. Eles querem, acima de tudo, uma comunicação estruturada e eficiente. E o que é isso? Uma comunicação clara. A pessoa pode até não querer o seu produto, se ela entender. Mas triste é quando ela nem lhe entende.

Casos de sucesso

"Já é a segunda oportunidade que pude trabalhar com Marcio Galli, sobre lógica na escrita, Identificamos que nas minhas melhores frases/trabalhos já estava aplicado, e no momento que tornamos isso uma ferramenta, o trabalho se tornou mais fácil." Luisa Vendruscolo - Biopolix - ao melhorar uma apresentação de negócios.

"Sempre tive dificuldade para começar um texto. As ideias precisavam ser organizadas e enxutas nas diversas versões e a versão final nem sempre cumpria o seu objetivo. Depois de ter aprendido com o Marcio Galli o SCqA, consigo organizar os pontos-chaves antes, e a escrita flui, resultando num texto mais conciso, que prende o leitor e o faz captar a mensagem nele contida. Criar o hábito do SCqA é meu objetivo depois desse aprendizado." Juliana Cobre - Professora Assistente na Universidade de São Paulo - ao melhorar uma carta de patrocínio.

"Após meses sofrendo para conseguir entrevistas de emprego, pedi ajuda ao Marcio e junto criamos um "storyline" trabalhando no modelo SCqA que serviu como base para novos résumés, cartas de apresentação e para minha comunicação em entrevistas com potenciais contratantes. Rapidamente a aceitação das minhas candidaturas melhorou muito, conseguindo mais entrevistas. Meu desempenho nas entrevistas também foi muito melhor, resultando em duas propostas após algumas semanas, incluindo a que me levou ao meu emprego atual." Roberto Remedio - Desenvolvedor - ao melhorar seu résumé, principalmente a cover letter.

Referências

  • Executive Communication w/ Harrison Metal- Nesta incrível apresentação o investidor e professor Michael Dearing, da Harrison Metal, agradeçe a Barbara Minto; por ter organizado ideias sobre comunicação que mudaram a vida dele, quando ele trabalhava na Disney e não tinha experiência em comunicação executiva.
  • Barbara Minto: “MECE: I invented it, so I get to say how to pronounce it”- Neste incrível artigo, a McKinsey traz o legado de contribuição da Barbara Minto - criadora do conceito MEME e do Princípio da Pirâmide - e como ela contextualizou as ideias de Aristóteles a favor da análise de ideias e uso do pensamento lógico voltado para a comunicação executiva.
  • The Pyramid Principle: Logic in Writing and Thinking Capa comum – 16 março 2021- Este é o livro referência do trabalho da Barbara Minto, o Princípio da Pirâmide, que ajuda profissionais a desenvolverem seus documentos e o pensamento lógico que irá descomplicar a construção de propostas outros tipos de documentos diversos.

Consultoria

A consultoria é voltado para profissionais que lidam com comunicação criando e gerindo documentos de propostas, documentos de análise, justificativas, planos de negócios, dentre outros. Esses profissionais podem ser empreendedores, diretores de empresas, empresários, profissionais de comunicação, vendedores, analistas técnicos, estudantes, professores, dentre outros.

Entre em contato

Utilize os botões abaixo para entrar em contato e tirar suas dúvidas direto com o Marcio.

Se prepare para essa interação / experiência transformadora

Sua intenção de comunicar melhor e desenvolver seus documentos com processo, é o primeiro passo. Como uma terapia, onde o primeiro passo precisa ser dado. Depois disso, mágica acontece.

Porém, precisamos de um plano para o método funcionar. Na nossa sessão, iremos engajar em atividades como leitura, videos, análise de casos, conversas e finalmente engajar com um dos seus projetos.

Na questão do seu projeto-desafio, você deve preparar/identificar um material em um dos casos: proposta comercial, carta de pedido de patrocínio, cover-letter de résumé/CV, apresentação de negócios, introdução de um plano de negócios, pitch, carta de pedido de investimento, ou relacionados. Nem tudo é texto, mas nós estaremos utilizando o texto como base para compararmos as mudanças, para servir de guia - mesmo que no final sua intenção seja uma proposta/apresentação visual.

Sobre o instrutor Marcio S Galli

Marcio S Galli, é CEO do Meplex - uma assessoria de comunicação que ajuda empreendedores e profissionais a alcançarem seus objetivos de comunicação. Marcio iniciou sua carreira no Vale do Silício em 2000 como evangelista de tecnologia para Netscape Communications, a empresa que inventou o projeto Mozilla que deu origem ao navegador Firefox. Marcio é apaixonado por comunicação e tecnologia, autor de patentes, profissional comunicador e possui um canal no Tiktok - intitulado Tio do Vale - onde ele produz mini vídeos de 1 minuto referentes a trechos de livros.

Copyright © 2019-2023
Escritório
Rua C 1405
Recreio Internacional
Ribeirão Preto SP Brasil
CEP 14094-580

Feito com ❤ pelo time do MePlex